quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Para cada história, um povo, uma missão


Hoje gostaria de partilhar a minha história vocacional na comunidade de aliança Trindade Santa. 
Bom, eu comecei a fazer o caminho vocacional da comunidade no ano de 2009, mas eu já a conhecia a um tempo considerável. Eu me mudei para Retiro em 2002 e participava do Movimento Jovem Sacrário Vivo, onde tínhamos um contato contínuo com o Nascer Jovem.
O ministério de música tocava nas festas que organizávamos, e nós vínhamos, nos seminários, em especial SETA e Cristo Dance que sempre foi um marco no nosso calendário, eu sempre gostei muito, embora fosse receosa com a RCC.
O Grupo jovem em retiro acabou em 2006, se não me engano.
Em 2007 eu já fazia faculdade, mas sempre que dava ia ao Nascer Jovem, o que antes era apenas um grupo, se torna agora comunidade.
Eu era aluna da Priscila, e quando ela falava sobre a comunidade eu me encantava demais e ao mesmo tempo me sentia muito vazia, porque meu grupo tinha acabado, onde eu dedicava minhas horas, meus dias, meus fins-de-semana e por ai vai... E o fato do meu irmão ser o coordenador e ter sido retirado desse grupo na época foi motivo de tribulações pessoais e familiares.
Eu dizia pra Deus: Que sentido minha vida tem senão Te servir?
Fiz parte da catequese em retiro também, mas era pouco para mim, queria algo a mais, mas meu coração não sabia exatamente o que.
Até que no SETA de 2008, eu me senti profundamente chamada a fazer parte da comunidade, sem nem conhecer muito bem, me sentia atraída, a Priscila estava em uma barraca, eu fui falar com ela e a barraca era justamente a que falava do carisma, das missões, eu olhava e pensava que meu nome um dia estaria naquelas listas de missões, rs.
E durante o encontro quando cantávamos: “O meu Deus nunca falhará, eu sei que chegará a minha vez, minha sorte Ele mudará diante dos meus olhos”. Eu tinha certeza que minha hora de servir, de me doar, de ralar mesmo, ia chegar.
A partir daí, depois de um tempo eu soube da formação da comunidade acolhedora, e participei, não tinha mais convívio com a Priscila, mas agora tendo Vinicius como coordenador, ele que era meu “informante”, só ele sabe o quanto eu o perturbei para ele me contar as coisas da comunidade, e eu perguntava como fazia para entrar, e tudo mais.
Na época, para fazer os retiros, tinha que receber um convite, então no dia do show da Eliana Ribeiro, o Vinicius me entregou meu convite para o primeiro retiro, finalmente o dia chegou, minha ansiedade era muita, e a alegria maior ainda.
Naquele primeiro retiro que se me lembro bem foi dia 04 e 05 de Abril de 2009. Eu pensava: encontrei meu lugar, daqui não saiu daqui ninguém me tira!
Era engraçada minha inquietação para os retiros eu perguntava para todo mundo, com medo de esquecerem de me avisar, rsrs.
Só faltava eu ligar para o próprio Reginaldo perguntando, acho que se eu tivesse número na época eu ligaria.
No ano seguinte lá estava eu trabalhando , acolhendo, servindo no 7° SETA. E pode perguntar para qualquer pessoa para confirmar eu era a mais animada da acolhida, gritava muito: “Você é mais que vencedor!”.
Fiquei rouca, porém com o coração transbordante de alegria, de paz.
E lembrando eu percebo o quanto eu mudei pra melhor em certas situações desde então, o quanto Deus vai agindo, hoje eu não me vejo sem a comunidade, eu não sei o que seria de mim sem viver os carismas.
Depois de um tempo tive a graça da coordenação da Comunidade Acolhedora, que sou até hoje.
Muitas pessoas que começaram os retiros comigo, saíram faz tempo, muitas coisas eu abro mão para fazer os retiros, para as reuniões e etc., mas não me arrependo de nada!
Meu encanto por essa comunidade de aliança Trindade Santa, permanece!
E meu pensamento continua o mesmo: daqui não saio daqui ninguém me tira, porque aqui é o meu lugar!
Eu sei que não é fácil, mas as dificuldades, as cruzes, as tribulações se tornam pequenas e inúteis, diante da minha alegria em servir o Senhor.
Eu digo sempre a Ele: eu te amo e quero te fazer amado!


2 comentários:

Unknown disse...

Sara,

Você consegue ser muito transparente em demonstrar o amor que você sente por essa obra. Se eu ainda não conhecesse a Comunidade com certeza ficaria também encantada por ela.
Desejo que todos nós servos, consagrados, parceiros...demonstremos também o nosso amor por esta obra com palavras mas também com atitudes, como você mesmo tem feito. E também possamos a agradecer sempre a Deus por nos ter responsabilizado esta missão de ser Católicos vocacionados a trindade Santa.

Bruna...

Sara Alves disse...

Obrigada pelo comentário Bruna, que possamos compreender que para nossa história Deus reserva um povo, assumamos nossa postura a cada dia mais.Agradeço a Deus pela sua vocação, e por sua presença na comunidade e na minha vida...
=)